quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pollock

Jackson Pollock
É um filme biográfico sobre Jackson Pollock, pintor norte americano considerado um dos melhores artistas do século 20, por ter um diferencial que revolucionou a artes. O filme retrata parte de sua vida ja adulta, toda sua trajetória desde que morava com seu irmão, um casamento até bem sucedido e o envolvimento com outras mulheres. E a decadência total, como pessoa, marido e artista.

História da Arte ||

   Ainda na aula de historia da arte, o Fessor Galdino (escrever professor gasta muitos caracter, temos que economizar rs) pediu para que fizéssemos uma postagem a respeito de um dos quadros que havíamos visto nas aulas. Porem eu gostei de vários, então resolvi falar apenas sobre as obras de um dos meus artistas favoritos  - Van Gogh (Sou fã de suas obras desde a 8 serie, que foi quando eu tive uma professora decente de arte, a qual me ensinou muitas outras coisas) . Nosso querido amigo Van Gogh, tem um modo excepcional de pintar. Ele participou do movimento chamado Expressionismo, onde se destacam também outros famosos artistas (Daumier, Jawlensky, Kandinsky, Kirchner, Segal, Picasso, Chagal e Portinari).

  O expressionismo é um movimento artístico que se manifestou de 1905 a 1907, caracterizado pela equivalência da luz e pela construção do espaço com auxílio exclusivo da cor. Nas obras de Van Goh é presente a deformação das imagens, exagero nas expressões e emoções. Emoções essas presentes no próprio autor.

   Achei legal essa obra, como eu disse no post anterior obras são para apreciar não entender ou vice-versa. A principio é apenas um quarto. Mais com uma só cama, duas cadeiras, dois travesseiros, dois quadros em cada parede e a sensação que eu tenho que a beira da cama tenha uma porta, e perto da cadeira também. Queria o autor dizer o quão se sente solitário? O quanto almeja uma companhia?
Quarto
   Outro quadro de Van Gogh que me agrada (não só a mim, creio que muitas outras pessoas o apreciam também) é o Noite estrelada, a lua que se parece muito com um sol se observarmos superficialmente (na primeira vez que vi esse quadro eu pensei que era um sol), essas estrelinhas que se parecem florezinhas (quando da um zoom), esses traços escuros (no canto inferior esquerdo) que muito se assemelha a uma fogueira. No todo esse quadro sempre me deixou com a sensação de ser ou não ser – eis a questão rs – nunca chego a uma conclusão exata, deve ser por isso que passo horas e horas olhando. O modo como é composto – por pequenos tracinhos – no geral é muito legal, muito interessante. É melhor parar por aqui, se não eu escrevo paginas e paginas, contemplem ai um pouquinho as obras do nosso querido amigo – rs - ... até mais!


Noite estrelada

Historia da Arte

Na aula de autoria e designer para internet, conhecemos um pouco sobre historia da arte. Desde inicio na arte rupestre ate nos dias de hoje na arte contemporânea.  É um longo período pra ser estudado em tão poucas aulas, mais deu pra aprender e muito.  
Pra muitos o papo é chato, quadros e esculturas são coisas que não serve pra nada. Obras de arte são  pra se  apreciar não pra entender, ou pra entender e não apreciarrs.  É uma forma de criticar, aprender e inventar.  É um meio muito útil de se expressar, onde você fica livre pra fazer o que bem quiser, ou interpretar como quiser.  É muito legal na minha opnião, foi um verdadeiro banho cultural – rs.  Pois a arte, a sociedade, e os eventos ocorridos na época em questão (historia) estão intimamente relacionados.


Arte rupestre
Obra de Beatriz Milhazes